domingo, 1 de junho de 2008

A importância do design para o jornalismo

Por Cléa Camilo

O design tem um papel fundamental no jornalismo ao construir as páginas do jornal impresso, seja a capa ou as folhas internas, é necessário que o editor siga um padrão intrínseco ao veículo, diferenciando-o os demais. A escolha por determinadas características não se justifica apenas pela questão do gosto ou do apelo visual. O emprego de um tipo de letra, tamanho do corpo, de fotos, charges, espaços em branco, entre outros componentes gráficos, construirá a identidade do impresso e influenciará de maneira decisiva na transmissão das notícias e no processo mercadológico. Assim, conhecer os conceitos relacionados à prática jornalística e as características do público alvo (idade, classe social, grau de escolaridade, interesse...) é importante para a escolha dos elementos que constituirão o design da página e, por conseguinte, o veículo.
A importância da dimensão histórica envolvida no processo gráfico. Essa dimensão refere-se às correlações significativas que o receptor faz entre a mensagem e os padrões culturais que acumulou ao longo da vida, pois o conhecimento adquirido influencia a compreensão dos componentes gráficos que constituem a página. Partindo desse princípio, pode-se afirmar que, para as mensagens despertarem a atenção e serem assimiladas são necessários, na programação gráfica do impresso, elementos que façam parte do repertório histórico-cultural da população.
O design assume, então, o papel de mediação entre a informação jornalística e o leitor. Portanto, ao pensar a organização da página, o designer deve buscar a melhor forma de transmitir determinada mensagem, ou seja, saber como dizer o que o repórter pretende expressar ao público através da notícia.
O conteúdo e o desenho da página devem ser complementares, ao invés de um sobrepor-se ao outro. A programação gráfica está associada ao compromisso de comunicar do jornalismo, sendo a mediadora do processo. Essa mediação é influenciada pela escolha dos diversos componentes gráficos que estão à disposição do diagramador e comporão a página.
Como dito anteriormente, a programação visual não é somente a seqüência de componentes gráficos, mas um processo de comunicação. O design deve comunicar a realidade recortada e representada nas páginas de jornais e de revistas textualmente.
Até os anos 90, o discurso gráfico do jornal era tratado como¨ projeto gráfico¨ e referia-se aos elementos desse discurso fotos, ilustrações, textos, cores e formatos e sua articulação com o conteúdo da página, diagramação. Em meados da década, diante do advento da Nova Mídia, da economia do entretenimento, das novas tecnologias de comunicação, editoração e impressão, e, principalmente, do público que se formou nesse contexto, o termo tornou-se impreciso e inadequado para o jornalismo que pretendia se fazer presente nesse período de transição de uma tradição impressa para outra, digital. Assim, Design de Notícias passou a designar não só a atividade de dar forma sensível e compreensível à notícia nos meios predominantemente visuais, mas também de pensa-la, planeja-la, assim como a todo esforço de produção dentro do contexto atual.
Por conseguinte, os meios impressos não podem mais ver de forma isolada a notícia do aspecto visual. Exige-se, hoje, que ambos os pontos sejam tratados de forma prudente e ética. Cada um com suas força, porém caminhando para um ponto comum: levar ao leitor da maneira esteticamente agradável informações com qualidade.
É imprescindível que a página interaja com o leitor. Este, por sua vez, deve identificar-se com o design proposto. Além disso, é necessário experimentar, surpreender o público, sem deixar de praticar a moderação, pois o uso abusivo de recursos gráficos pode, ao invés de atrair, assustar o receptor.
Considerando os aspectos acima mencionado e os princípios que dirigem o impresso segundo sua funcionalidade e estética, torna-se de fundamental importância discutir a apresentação dos componentes gráficos. A análise de questões como unidade, ritmo, contraste, leveza, entre outras, possibilita identificar um caminho mais seguro a ser adotado por determinado veículo de comunicação.
Contudo até agora, pode-se perceber que o diagramador, ao construir o design do impresso, busca otimizar os efeitos da mensagem. Ele pretende que a forma como as informações estão dispostas chame e mantenha a atenção do leitor. Para isso, é necessário comunicar idéias com eficácia. A todo momento , a programação gráfica busca estimular , persuadir e informar o leitor. Para que isso seja alcançado , são empregos, nas páginas de jornais e revistas, elementos que fazem parte do contexto histórico-cultural dos leitores somados a formas inovadoras. Apresentar apenas significações convencionais pode ser monótono. O design precisa estar inventando, estabelecendo, consolidando novas associações entre forma e conteúdo, assim como faz a arte. Portanto o designer de noticias é o sujeito que deve compreender e saber se comunicar com emissores e receptores de mensagens. Ele assume a responsabilidade de construir páginas de jornais e revistas que transmitam informação de maneira eficiente e eficaz. Cabe então , ao jornalista levar às redações, aos informativos comunitários e demais veículos impressos uma visão moderna , eficiente e eficaz de design de noticias e os anseios do publico cada vez mais segmentados.

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